Frete offline
Correios

Como usar cálculo de frete offline para Correios

Os Correios não disponibilizam uma tabela offline. No entanto, é possível gerá-la de maneira extra-oficial no site planilha.xpagencia.com.br (opens in a new tab).

Funciona muito bem na maior parte dos casos (veja a seção sobre divergência de valores).

Basta acessar o site, selecionar Correios, modelo VTEX (compatível com o plugin) e aguardar a tabela ser gerada.

Modelo de tabela

Esse procedimento pode ser bastante demorado, tenha paciência.

A única questão é que, uma vez gerada, você terá que converter para CSV, já que o formato original XLS não é compatível com o plugin.

Mas isso é muito simples. Confira aqui.

Possível divergência de valores

Existem quase um milhão de CEPs no Brsil e isto torna naturalmente inviável calcular os custos individualmente, já a tabela teria 1 milhão de linhas multiplicado pelo número de faixas de peso, que são cerca de 40.

A tabela ficaria imensa e lenta.

Além disso, os Correios não disponibilizam publicamente as informações de cálculo de frete. Dentro do que é possível observar, o país foi separado em mais de 245 faixas de CEP, que contemplam todos os estados e cidades do país.

Sendo assim, é perfeitamente normal que algumas faixas - que são bem poucas - fiquem fora do preço adequado. Isso é normal.

Essas mais de 200 faixas não podem ser expandidas com precisão para calcular mais de um milhão de CEPs - mas em mais de 96% dos casos o cálculo é adequado.

Então se você pretende usar a tabela offline, saiba que ela funciona muito bem, mas não há como esperar um resultado 100% idêntico à versão online.

Que além dos motivos citados, pode mudar o preço de um dia para o outro - ou o prazo - e você não ter gerado uma nova tabela ainda.